quinta-feira, maio 06, 2010

Ladainha



As vozes das beatas ecoavam na catedral... Ave Maria, cheia de graça... Eu caminhava devagar na direção do altar, olhando atenta a arquitetura por vezes sombria da igreja... O senhor é convosco... Meu sapato fazia mais barulho do que deveria... Passos lentos... Bendita sois vós entre as mulheres... Ladainha, terços nas mãos... Por mais surreal que pudesse parecer, elas entoavam aquele oração com lenços na cabeça, ajoelhadas, olhares na direção da cruz... Bendito é o fruto de vosso ventre... Qual a razão daquele ritual? Qual o motivo de tanta devoção? Qual o sentido de repetir frases e mais frases sem pensar? Sentei-me alguns bancos atrás delas... Pecadora... Jesus... Recostei-me no banco de madeira, olhando... Eram quase seis da tarde... Que eu fazia ali? Algo me atraiu... Curiosidade... Sempre quis acreditar em uma religião... Sempre... Santa Maria mãe de Deus... Mas não conseguia crer em nada, não conseguia encontrar razão para crer em nada... Foi rápido... Achei que tinha sido uma impressão... É sempre assim na primeira vez... A idéia inicial é negar... Voltei-me para o alto e lá estava... Nas sombras... Me olhando... Rogai por nós... Pisquei os olhos e já havia desaparecido... Seja lá o que for aquilo, me viu... E sabe que o vi também... Pecadores... Levantei-me, olhei para trás, para os lados, buscando... Onde ele estaria? Me olhando, certamente... Sentiu minha falta de fé... Sentiu que não represento risco... Caminhei mais rápido... Precisava sair dali... O homem negro que entrava no santuário olhou-me feio... Maldito sapato barulhento... Denunciava meus passos, minha direção, minha fuga covarde... Agora e na hora de nossa morte... Voltei-me para o altar antes de sair... Fiz o sinal da cruz, baixei os olhos diante daquilo que para mim nada significava... A noite me aguardava.... Onde ele estava? Desci as escadas da igreja correndo... Me seguiria até aqui? Não, não hoje, não dessa vez... Eu volto... Amém...

Um comentário:

bbzsinlove disse...

Essa foto é velha! Me levou pra uns 10 anos atrás, qdo eu só usava roupas pretas, bons tempos!

Então, a foto é deu um site gótico, né? Eu adorava as fotos desse site, ainda acho lindo, mas não uso mais esse visual!