quinta-feira, dezembro 18, 2008

Crepúsculo (sobre o livro e com spoilers)

Ganhei o livro ontem e já terminei hoje. Li sem parar. É uma história divertida e bem gostosa. Flui bem, principalmente em seu começo, e você meio que não larga mesmo o livro, por pura curiosidade. Gosto das descrições do cotidiano da personagem principal (Bella), de suas dificuldades, de suas fraquezas diante do desafio de morar em uma nova cidade, de um convívio meio forçado com o pai, do começo das amizades na escola, os primeiros contatos com o personagem vampiro (Edward). Também gostei bastante do personagem dele, tem conflitos interessantes que eu adoro abordar nas minhas próprias histórias de vampiro. É, aliás, o tipo de personagem que eu sempre quis fazer pra jogar (um vampiro que não suga o sangue de humanos, só de animais). Nem preciso dizer o quando a "besta" o influencia e maltrata, né? A história tem ótimos momentos, diálogos muito doces, cenas românticas (ai, essa menininha) mas me fica a impressão de que tudo acontece muito rápido, parece que o livro chega ao clímax no meio e a autora perde um pouco a mão, não sei bem explicar. Você fica esperando algo de muito incrível acontecer, mas nada surge, e o que surge me parece meio previsível. Não sei, não sei, falta algo, falta algo. Eles repetem que se amam tantas vezes que você se cansa de ouvir (ler), rs. E a garota que nunca sequer havia namorado vira sensação da cidade nova, com cinco (sim, eu disse cinco: Mike, Eric, Jacob, Charlie e Edward) rapazes disputando sua atenção. Falta um olhar cuidadoso aos personagens secundários e falta principalmente um antagonista de mais paixão também. (um momento de suspiros por J.K. Rowling, que nunca nos deixou na mão nesses aspectos) Tenho grande simpatia por Edward, mas também adorei o personagem de Jacob, representante pelo que posso sentir do lado dos "lobisomens", espero que ele cresça nos próximos livros e ganhe mais força (quem sabe o coração da protagonista? Seria interessante). Fiquei pensando no auê que essa série causou no exterior e chego a pensar se a traduçao não foi ruim (pura especulação), o que me deu uma vontade imensa de xeretar no livro original em inglês. Enfim, é um livro legal e diverte, mas ainda falta bastante coisa pra virar "melhor livro da década" (como está escrito na capa... tsc tsc) Vou começar hoje o segundo volume da série, Lua Nova, e em breve conto pra vocês o que achei. Ah, sim, e no máximo no domingo estarei no cinema conferindo a versão nas telonas. Tudo pelos vampirinhos, minha gente!

Nenhum comentário: