segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Lair Ribeiro

Já perceberam que quanto mais a gente resiste a algo, mais aquilo se fortalece?
Li outro dia por aí que o oposto da resistência é a aceitação. Por isso preciso aceitar. Aceitar tudo o que está acontecendo e acreditar. Acreditar que as coisas acontecem para o nosso bem. Porque se eu não acreditar nisso não sei mais em que acreditar não... Mas será isso mesmo? Droga...

Preciso mudar minha forma de gostar das pessoas. Amar, afinal, deveria ser respeitar tanto a mim mesmo quanto a outra pessoa. Não pode ter nada a ver com controle nem com posse. Eu sei que cada um precisa passar por suas próprias experiências. Ninguém aprende com conselhos, com dedo apontado na cara. Todos tem que passar por experiências para amadurecer, crescer, aprender. Não tem como controlar isso, por mais que eu queira. Não posso, não é saudável, nem pra mim nem pra ninguém.

Outra coisa que li por aí outro dia: "É impossível prever o que acontecerá, pois ninguém tem controle sobre o outro. A única coisa que podemos controlar é a nossa atitude diante do que nos acontece."

Estou tentando controlar a minha atitude. Juro. Equilíbrio, tranquilidade, paciência, distância dos julgamentos. É o que eu quero e preciso. Me livrar da culpa e da busca pelos culpados.

Quero investir em mim, sabem? No meu relacionamento com o meu filho, na minha profissão, minha auto-estima. Pensar no que eu quero para a minha vida.

Racionalmente tudo isso aí escrito é tão bonito, né? Parece livro de auto-ajuda. Por que é tão difícil colocar em prática, meu Deus...? Nossa, é difícil demais... Mas eu vou conseguir. Primeiro vidro de florais já acabou. Bora pro segundo?

Nenhum comentário: