quarta-feira, dezembro 05, 2007

Carta pra menininha cor de rosa

Sabe... Na verdade eu não deveria estar escrevendo pra você não. Não devia. Você é meio abusada, anda me enchendo o saco (indiretamente, mas anda) e eu não tenho nada a ver com a sua vida... Mas é que eu tenho algumas coisinhas pra te falar. É sobre os homens. É, eu sei que você acha que sabe tudo sobre eles. Eu também às vezes me sinto um pouco assim, toda sabichona. Mas tenho uma novidadezinha pra você: tu não sabe nada não, menina. Aliás, nem eu sei muito, mas acho que o pouquinho a mais que eu sei talvez possa te ajudar.

Agora faz assim, enxuga essas lágrimas, levanta essa cabeça, senta aí quietinha e me escute bem. Olha só, começamos até que bem. O primeiro mandamento você até já conhece. Na verdade, você o pratica: Seja clara com eles. Seja sincera, exponha seus sentimentos. É básico, simples, eles gostam das coisas assim, às claras. Tentar fazer com que eles entendam algo sem ser direta costuma dar errado. Eles não funcionam assim como nós.

Essa parte você já fez, ok? Disse o que sentia, explicou, foi clara. Agora é o turno dele. É um jogo, por mais que você diga que não sabe jogar ou que não gosta de brincar, tem que obedecer as regras. Existem duas possibilidades no turno dele. Sim ou não. É, é simples assim. Sim, em geral, costuma querer dizer sim. E não é não. Pois é. Nem é tão complicado, né? Homens são mais simples. Eles não têm essa péssima mania feminina de dizer sim querendo dizer não ou vice-versa. Pode ser meio cruel quando a resposta dada não é a que imaginamos, mas fazer o que, né? Vida continua, criança...

Com a sua resposta em mãos, passamos para o terceiro ponto. Se a resposta for sim, nêga, se joga! Agora, se for não... Bem, temos um impasse. Claro que é triste, é chato, é desagradável, mas convenhamos... Não será nem a primeira nem a última vez, ok? Portanto dê tempo ao tempo. Chore suas pitangas, quebre umas coisas, devore uma caixa de bombons, saia pra caminhar, enfim... Assimile a situação. Depois disso, aguarde, espere, se possível bem longe dele.

A próxima dica é bem importante... Anote: Não insista! Sério isso... Cara, como isso é sério. Não insista! Não se humilhe... Cada tentativa insistente sua diante da negativa do cara é um passo mais distante que você estará dele. Não ligue, não escreva, não procure, não fale... No máximo seja educada e sucinta se ele por acaso falar com você. E pronto. Por mais que doa, por mais que machuque um pouco. Faça isso por você mesma.

Deixe passar um tempo, o quanto for preciso. Até seu coração se acalmar, até a dor de cotovelo passar, até você voltar a vê-lo como amigo de novo ou até você olhar pra ele, rindo, e dizer... Putz, que foi que eu vi nesse mané? rs...

Não pense que eu estou sendo insensível... É chato ser rejeitada. Ah, é sim. A gente fica procurando descobrir o que tem de errado, afinal. Será o cabelo? O jeito de falar? To gorducha? Sou uma chata? Nem é... Quer dizer... Até pode ser... Mas pode ter certeza que essas coisas não tem explicação mesmo.

Simplesmente, às vezes algo “bate”... E sempre vai ter um cara que vai achar seu cabelo lindo mesmo quando você acorda parecendo uma maluca, que vai achar seu jeitinho nasalado ou fanho de falar o mais fofo do mundo, nem vai ligar pra sua barriguinha ou pras suas chatices. Sério. Keep walking, girl… Quando uma porta fecha aqui, uma janelinha abre ali, pode ter certeza...

E se essa conversinha toda não adiantar, querida, vamos ter que ter outra, um pouquinho mais séria, falando sobre invasão de território e propriedade privada... Mas tenha certeza que se isso for preciso eu não vou ser assim tããoo didática, ok?... Se cuida…Boa sorte néin! Beijonãomeliga!

"Chorar por tudo que se perdeu, por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser, pelo que perdi de mim, pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe, pelo muito que amei e não me amaram, pelo que tentei ser correto e não foram comigo. Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém, recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação. Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha, de pedir que me deixem em paz e só com ela, como um cão com seu osso. A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão."

(Lixo e Purpurina / Ovelhas Negras - Caio Fernando Abreu)

Um comentário:

Blue disse...

Diva é diva, não tem jeito...
Putz...


E...sou apixonada pelo Caio Fernadno Abreu. Pena que ele morreu, no dia do meu aniversário, quando eu fazia 10 anos, de AIDS, e era gay...Mas isso é um pequeno detalhe... hehehehe

Bjo Bjo...