terça-feira, novembro 06, 2007

Panspermia ou abiogênise?

Algumas teorias afirmam que a vida na Terra se desenvolveu a partir da matéria-prima fornecida por uma chuva de cometas e meteoros que caíram no planeta há milhões de anos. Alguns cientistas afirmam que as primeiras moléculas orgânicas surgiram daí. Outra teoria, aceita como a melhor explicação para a extinção dos dinossauros, diz que mais de 80% da vida existente no planeta foi extinta há outros milhões e milhões de anos como resultado da colisão de um asteróide com a Terra... Essas colisões sem dúvida têm como resultado abalos importantes, crateras imensas, tão grandes que mesmo depois de milhões e milhões de anos ainda podem ser identificadas e estudadas, mas também podem ter sido responsáveis pela origem da vida por aqui. Mas você também pode acreditar no que quiser... Geração espontânea e evolução, Adão e Eva e criacionismo, vá longe... Quanto aos dinossauros, tantas explicações podem ser pensadas para a extinção deles: alterações climáticas, vulcões, seleção natural, evolução fracassada, tsunamis, intervenção divina, vamos por aí, analisando... A grande verdade é que você pode acreditar no que quiser, mas não pode ter certeza absoluta de nada... Mesmo quando um coitado passa a vida batendo a cabeça pra entender, comprovar, dar certeza, em pouco tempo aparece outro maluco contrariando tudo. Ao mesmo tempo que os tais corpos celestes podem trazer a vida, podem tanbém destruir, sempre deixando marcas. Ou não... Tudo só depende do que você vai escolher para acreditar. Te juro que não quero aqui ficar discutindo a origem da vida, que isso é discussão pra mais de metro. Minhas certeza agora é outra, pode acreditar: Não tem explicação, não tem, não tem...

"Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas
Dos planetas
Derrubando
Com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa...

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza
De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão...

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia
Sem explicação...

Explicação
Não tem explicação
Explicação, não
Explicação, não tem
Não tem explicação
Não tem!!"

(Nando Reis - O segundo sol)

Nenhum comentário: