terça-feira, novembro 06, 2007

Gota de mágoa

Atrás de mim na fila do caixa rápido, no supermercado, um rapaz falava no celular. A primeira frase:

- Pôxa, que consideração a sua, héim? Nem fico mais sabendo quando você está de folga...

Uma pausa na conversa, provavelmente com a pessoa respondendo, eu reparando na Grazzi Massafera numa capa de revista.

- Pois é, vim aqui achando que ia te encontrar e descubro que você sai de folga sem me avisar. É assim agora, né? Tá me excluindo da sua vida... (ele fazendo em tom de brincadeira, mas nitidamente meio magoado)

Mais uma pausa. As minhas anteninhas ficam mais atentas. Odeio homem chorão. Coisa mais chata... Eu finjo ignorar a existência das batatinhas Pringles no mundo (tô de regime, oras!)

- Ah, tudo bem, fazer o que, você não me procura mais, nem na sua casa mais eu posso ir agora, né? Sem problemas... Não vou ligar mais também, ok?

Faltam duas pessoas pra chegar a minha vez. Um rapaz me pede pra pegar uma cesta de compras pra ele. Droga... Por que as pessoas sempre me pedem coisas...? Tenho cara de boazinha? Da padaria do mercado vem um cheirinho de pão assando... Perco uma parte da conversa... Sou a próxima, luz acende, não dá mais pra ouvir o papo, quando passo dou uma olhadinha discretamente pro rapaz, um rapaz normal, comprando iogurte, celular na mão e uma aliança de casamento que quase ofusca a minha visão...

Ok, sem pré-julgamentos... Não me interessa saber se ele estava falando com a dona da outra aliança ou não. Provavelmente não, mas não importa agora. Me importa esse tom de cobrança chato... Poxa, você se propõe a ligar para uma pessoa, pra falar com ela, provavelmente porque sentiu sua falta, porque ela faz alguma diferença pra você. Ok... Me diga? Pra que encher essa pobre alma de cobranças, de culpas, de um papo ressentido, chato, bicudo.... Argh... Me diga...

Não seria outra coisa se ele falasse assim: "Oi, tudo bem, nossa, passei por aqui e não te vi, fiquei morrendo de saudades, tô com muita vontade de te ver, então só liguei pra ouvir sua voz mesmo, que bom que você tá bem! Um beijo" Uau, né? Sem transferências de coisas ruins, só de coisas boas, seja qual for essa situação, fica uma coisa leve, tranquila, sem mágoa, sem coisas pesadas arraigadas... Tão melhor...

Ô povo, parem de julgar seus problemas nas costas dos outros, diabos... Carreguem vocês mesmos, cada um sua bagagem, cada um seu fardo... Estar com alguém que se precisa cobrar não é estar pra valer não, foi mal... Ando curtindo muito mais a naturalidade e a simplicidade do que esse peso chato do mundo...

Argh... Meio mal humorada, talvez... Sorry...

"Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota dágua..."

(Chico Buarque - Gota D´água)

Um comentário:

Blue disse...

Vai saber, Musa...
Talvez ele já tenha tido essa conversa leve, sem cobranças outras vezes, muitas vezes antes...

Ai cansa, fica carente, não entende, entende e ignora, e... acaba fazendo essa manha chata...

vai saber...

;P