terça-feira, março 09, 2010

Sobre fantasmas, aparições e outras figuras assustadoras



"Marcelo: Silêncio! Não fala! Olha — vem vindo ali de novo! (Entra o Fantasma.)
Bernardo: Com a mesma aparência do falecido rei.
Marcelo: Você é um erudito; fala com ele, Horácio.
Bernardo: Não te parece o rei? Repara bem, Horácio.
Horácio: É igual — estou trespassado de espanto e medo.
Bernardo: Ele quer que lhe falem.
Marcelo: Fala com ele, Horácio.
Horácio: Quem és tu que usurpas esta hora da noite
Junto com a forma nobre e guerreira
Com que a majestade do sepulto rei da Dinamarca
Tantas vezes marchou? Pelos céus, eu te ordeno: fala!
Marcelo: Creio que se ofendeu.
Bernardo: Olha só com que altivez vai embora!
Horácio: Fica aí! Fala, fala! Eu te ordenei — fala! (O Fantasma sai.)
Marcelo: Foi embora e não quis responder.
Bernardo: E então, Horácio? Você treme, está pálido.
Não é um pouco mais que fantasia?
Que é que nos diz agora?
Horácio: Juro por Deus; eu jamais acreditaria nisso
Sem a prova sensível e verdadeira
Dos meus próprios olhos."

(trecho de tradução de Hamlet - William Shakespeare)

Nenhum comentário: