segunda-feira, outubro 22, 2007

Posta-restante

Você sabe o que é posta-restante? Segundo a wikipedia, posta-restante é a correspondência que é enviada para a uma agência de correios e lá permanece até que seja reclamada por seu destinatário. Também é o nome do lugar onde essas cartas ficam guardadas. Cartas guardadas, que não foram entregues, palavras que não chegaram aos seus destinatários, fatos que não se concretizaram...

É tão linda essa idéia de deixar o amor guardado, parado, esperando por algo que ainda vai vir, que vai acontecer. Sempre gostei dessa música por conta dessa idéia completamente inusitada dos escafandristas vasculhando os restos de uma civilização perdida e descobrindo vestígios de um amor que foi tão forte que permaneceu ali, vivo, mesmo sem ter sido vivido.

Também me passa a idéia de um sentimento tão intenso que não necessita de urgência, de ansiedade, de pressa. "O amor não tem pressa"... Mesmo havendo desencontros, ele acontecerá, sem afobação, se assim tiver que ser. Interessante pensar que algo que você escreve, uma poesia, uma música, uma carta de amor, poderá vir a ser a trilha sonora ou a inspiração para o romance de outras pessoas, no futuro. Futuros amantes ainda estarão alimentando seu amor com a ajuda e a inspiração no sentimento deixado "no ar", há milênios, milênios.

Não posso deixar de associar com a idéia de Drummond, em Poderes Infernais, "Quando eu secar, ele estará vivendo, já não vive de mim, nele é que existe", essa intenção de descrever o amor como algo perene, que não se esvai com o tempo, algo que não se apaga, que fica "no ar"... "O eco de antigas palavras, fragmentos de cartas, poemas, mentiras, retratos"... Me deu até vontade de escrever uma carta agora.

"Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar

E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos

Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você..."

(Futuros Amantes - Chico Buarque)

Um comentário:

Blue disse...

Musa! hehehehe
;********